TIMBÓ – O Vale Europeu e suas alternativas de turismo, em especial o Cicloturismo, foi destaque nas páginas de diversas revistas nacionais, como a ViajeMais e a Revista Bicicleta. Nas duas revistas o enfoque é sobre o Roteiro de Cicloturismo que o Vale Europeu comporta. O texto de abertura da matéria do jornalista, Alexandre Cappi, na revista Viagem Mais, começa assim: Em Santa Catarina, a forte influência dos imigrantes do velho continente pode ser explorada num roteiro de bicicleta, onde a natureza caprichada também dá o tom. O texto segue: As casinhas de estilo enxaimel, os vinhedos, a gastronomia, a paisagem bucólica e até o idioma que se ouve nas ruas remetem a uma típica vizinhança europeia do interior. Mas todo esse cenário está bem mais perto.
Em Santa Catarina, na região conhecida como Vale Europeu, nas proximidades de Blumenau, a forte identidade do Velho Continente impera em todos os sentidos. No decorrer da matéria que está distribuída em cerca de 10 páginas, o jornalista apresenta fotos da Cachoeira do Zinco, nas proximidades entre Rodeio e Benedito Novo, que é uma das grandes atrações do roteiro de Cicloturismo no Vale Europeu, também tem fotos das casas enxaimel, das igrejas, das famílias que residem no caminho do Roteiro, além de cachoeiras, cascatas e lugares dos mais encantadores possíveis. Em uma das páginas, o jornalista escreve: "O roteiro cicloturístico do Vale Europeu permite conhecer bem como é a vida na região e a grande influência europeia por lá, tudo muito bem sinalizado".
No decorrer do texto podemos encontrar citações como: "A tranquilidade do dia a dia e a herança alemã e italina ficam explícitas em meio aos campos de hortênsias, rodas d'àgua, fogões a lenha e lambrequins nos telhados, detalhes de madeira que deixam as construções parecidas com casas de boneca. A natureza caprichosa se exibe nos jardins bem cuidados pelos moradores, que zelam pelos costumes trazidos pelos antepassados e pela qualidade de vida".
Em outra parte da matéria, Cappi faz a seguinte citação: "Sejam alemães ou italianos, os imigrantes são sempre muito receptivos e sabem como agradar os visitantes que desbravam o Vale Europeu". No final da matéria, o jornalista que fez um breve relato de como é o Circuito de Cicloturismo, por onde passa, onde se hospeda para dormir e se alimentar, também detalha como chegar a cidade de Timbó, quando o circuito pode ser feito, que segundo ele em qualquer época do ano, sendo apenas necessário ficar atento as condições climáticas e, no final ele informa aos futuros visitantes do Vale Europeu o que eles precisam trazer junto para fazer o roteiro.
Velotour
Já na Revista Bicicleta, o enfoque refere-se ao Velotour que aconteceu no Vale Europeu no período do Carnaval. Os profissionais, Eliana Britto Garcia, Rodrigo Telles e Walter Magalhões, relatam sobre o evento que é realizado durante sete dias, onde ciclistas de várias regiões do país percorreram o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, quando aconteceu a sexta edição do Velotour, organizado pelo Clube de Cicloturismo. No texto, os profissionais falam sobre o percurso, os lugares que passaram durante os sete dias, as dificuldades e as maravilhas encontradas pelo caminho. As fotos que ilustram a matéria de mais de quatro páginas mostram as belezas dos municípios do Vale Europeu, por onde o roteiro passa, que vão desde casas simples dos moradores da região, lindos jardins floridos, lindas paisagens bucólicas e cachoeiras.
Na avaliação do gestor de Turismo do Consórcio Intermunicipal (Cimvi), Ademir Winkelhaus, é muito importante ver o roteiro de Cicloturismo do Vale Europeu estampado em diversas páginas de revistas nacionais, até porque fazem sete anos que o Circuito foi concebido e sente-se que o mesmo vem se destacando no cenário nacional e internacional, sendo que o principal objetivo da organização é a de envolver a comunidade neste desafio de apresentar sua cultura e natureza multidiversa aos ciclovisitantes que, cada dia mais, procuram a região em busca de uma experiência ímpar de hospitalidade e turismo qualificado.
O gestor observa ainda que esse tipo de turismo oportuniza o aumento do PIB municipal sem poluir, por ser um serviço limpo e que utiliza-se apenas daquilo que a natureza foi responsável em fazer. Questionado sobre o que os organizadores sentem quando o roteiro é destaque nacional e internacional e com isso traz muitos turistas para a cidade, Winkelhaus destacou que é o reconhecimento de um trabalho que teve início em 2006, quando ele foi implantado e até hoje o trabalho está em fazer a coisa acontecer melhorando a cada dia mais. "Precisamos investir na criação de novas oportunidades de turismo, criar outros roteiros e aproveitar dessa oportunidade que foi criada com o Cicloturismo e abrir novos nichos para valorizar cada vez mais o Vale Europeu, sua cultura, paisagem e principalmente as pessoas que ainda tem muito há oferecer aos turistas além da hospitalidade, como também alimentos, atrativos e novidades da localidade, como música e arte", destaca o gestor.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1487.
Editoria: Geral.
Página: 10.
Jornalista: Clarice Graupe Daronco (clarice@jornaldomediovale.com.br).