Ministro Cesar Borges entrega Ordem de Serviço para duplicação da BR 470 entre Gaspar e Indaial

GASPAR – O Ministro dos Transportes, Cesar Borges, entregou a Ordem de Serviço à empresa Sul Catarinense Ltda., vencedora da Concorrência Pública para a duplicação da BR 470 no trecho entre Gaspar e Indaial, numa extensão de 24 km. A solenidade de entrega ocorreu na tarde de ontem, (quinta-feira, dia 18), às 15 horas, no Ginásio de Esportes, em Gaspar e contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais e o governador Raimundo Colombo. Deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região prestigiaram o evento.

A empresa que vai executar a obra tem a missão de concluir os trabalhos em até quatro anos, devendo iniciar a duplicação no prazo máximo de 60 dias. Este é o tempo estimado para a instalação dos canteiros de obras. O trecho a ser executado faz parte dos Lotes 3 e 4 e prevê a edificação de 21 viadutos de acessos a localidades, 10 pontes e 11 passarelas para pedestres. Também será implantada uma ciclovia em todo o trajeto. Além da Ordem de Serviço, o Ministro Cesar Borges anunciou a contratação do projeto técnico para execução do trecho entre Indaial e Curitibanos, passando por Rio do Sul e beneficiando mais de 22 municípios do Alto Vale do Itajaí.

Até o final de 2013, será entregue a Ordem de Serviço para a execução dos Lotes 1 e 2, que compreende o trecho entre Navegantes e Gaspar. "A determinação da presidente Dilma é que esta obra seja iniciada por completo este ano. Estamos ouvindo as vozes das ruas", disse Ideli Salvatti. Ela também anunciou a liberação, via Ministério das Cidades, de R$ 17 milhões ao município de Gaspar, para a continuação das obras de construção da ponte sobre o Rio Itajaí-Açú, fazendo o contorno Leste de Gaspar até a BR 470. O ministro Cesar Borges assegurou que as obras de duplicação não vão parar, em nenhum momento, pela falta de recursos. "O que a presidente Dilma manda executar é porque tem os recursos garantidos, com muita responsabilidade", disse Borges.

Foram realizados discursos elogiosos à presidente Dilma pelos deputados federais Décio Lima, Jorginho Melo, Rogério Mendonça e o governador Raimundo Colombo. O prefeito de Gaspar, Celso Zucki, falou como anfitrião e em nome dos prefeitos. Ele recebeu de Ideli Salvatti a caneta da assinatura da Ordem de Serviço para ser guardada num museu da cidade de Gaspar. O prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, foi citado pelo ministro Cesar Borges e por Ideli Salvatti como representante dos demais prefeitos, através Ammvi. O deputado Décio Lima pediu que a imprensa ajude a trocar a desesperança pela esperança do povo, "pois a obra é pra valer", assegurou.

Do Médio Vale, compareceram os prefeitos: Celso Zucki (Gaspar), Laércio Schuster Junior (Timbó), Napoleão Bernardes (Blumenau), Sérgio Almir dos Santos (Indaial), Rolf Nicolodelli (Pomerode), Fernando Tomaselli (Rio dos Cedros), Osnir Floriani (Benedito Novo), Hartwig Persuhn (Doutor Pedrinho) e Paulo Weiss (Rodeio). Após o ato solene, houve queima de fogos.

DUPLICAÇÃO

A obra de duplicação compreende um trecho total de 74 quilômetros, entre Navegantes, no Litoral Norte, e Indaial, no Vale do Itajaí. A duplicação da BR 470 contará com um investimento de R$ 1,7 bilhão do Governo Federal, recurso contemplado na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e foi dividida em quatro lotes, para agilizar a execução da obra: Lote 1 (Navegantes/BR 101 – Luis Alves/divisa Ilhota), Lote 2 (Ilhota – Gaspar), Lote 3 (Gaspar – Blumenau) e Lote 4 (Blumenau – Indaial). Com uma extensão total de 472,1 quilômetros, entre Navegantes, no litoral Norte catarinense, e Camaquã, no Rio Grande do Sul, a BR 470 é a principal ligação do Planalto e Oeste de Santa Catarina ao Litoral, e de acesso ao Porto de Itajaí e Aeroporto de Navegantes. É responsável pelo escoamento da produção catarinense para os demais estados brasileiros e para exportação através dos portos.

Com um volume médio diário de 23 mil veículos por dia, a BR 470 também concentra grande número de acidentes graves com vítimas fatais. Do ano 2000 até o dia de ontem, 18 de julho, foram registrados mais de 1.425 mortes na rodovia, sendo que no ano de 2011 o número de vítimas foi o maior dos últimos 12 anos: 165 mortes.

Em 2012, o total de fatalidades foi de 95, e neste ano já foram registrados mais de 46 vítimas. O trecho que concentra maior número de vítimas fatais está entre os quilômetros 63,8 e 78,8, que cortam o município de Indaial. Apesar do excesso de velocidade se configurar como uma das principais causas de acidentes na rodovia, a pista simples também contribui para a ocorrência de fatalidades.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1508.
Editoria: Geral.
Página: 3.
Jornalista: Evandro Loes (editor@jornaldomediovale.com.br).