Terminou sem qualquer definição o encontro comandado ontem, no Palácio do Planalto, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para debater a série de reivindicações apresentadas pelos municípios ao governo federal. Entretanto, segundo apurou o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, o tom da reunião com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) – da qual participaram os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini – é de que o governo se esforça para atender à chamada pauta municipalista.
"Juntos, Mantega, Mercadante e Berzoini são mais do que a própria Dilma. E ela colocou Mercadante e Berzoini na reunião, porque o Mantega resiste muito a atender as reivindicações dos prefeitos", disse ao Valor PRO uma autoridade que tem acompanhado as negociações. "Então, isso demonstra a disposição do governo para tentar negociar", completou. Mercadante e Berzoini integram o grupo da coordenação da campanha à reeleição da presidente Dilma.
O encontro de ontem decorre de uma determinação da própria presidente Dilma para que sua equipe debata as reivindicações apresentadas pelos municípios durante a Marcha dos Prefeitos, ocorrida na última semana. Uma nova reunião já está prevista para a próxima semana.
A CNM reivindica um aumento nos recursos destinados ao Fundo de Participação de Municípios (FPM), além da compensação e reposição das perdas financeiras decorrentes de desonerações do IPI. Outra cobrança recorrente da entidade é uma mudança na lei do ISS.
Veículo: Jornal Valor Econômico.
Edição: 3508.
Editoria: Política.
Jornalista: Bruno Peres, de Brasília.