O traçado da Ferrovia da Integração, que ligará o Oeste do Estado ao Litoral, continua alvo de uma disputa entre o Vale do Itajaí e o Norte Catarinense. Após a Valec Engenharia, empresa do governo responsável pelas ferrovias, ter alterado o edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE-A), retirando a obrigatoriedade de a via passar no centro do Estado, ou seja, pelo Vale até o Porto de Itajaí, um grupo de lideranças da região se reuniu com a direção da entidade na semana passada para discutir o assunto.
A comitiva do Vale reuniu os deputados federais Rogério Mendonça (PMDB) e Décio Lima (PT), o deputado estadual Aldo Schneider (PMDB) e os prefeitos de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB) e de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso (PMDB). O principal questionamento era porque o EVTE-A não contém mais a expressão "pelo centro do Estado", que garantia o traçado no Vale do Itajaí e não pelo Norte.
O presidente da Valec, Josias Cavalcante, explicou que a decisão de alterar o edital foi por imposição do Tribunal de Contas do Estado (TCU), que iria impugnar a licitação porque a modalidade escolhida obriga a apresentação de pelo menos três alternativas de traçado. "Não foi uma opção nossa, mas uma determinação, que teve que ser cumprida", justificou.
Veículo: Jornal Metas.
Edição: 1028.
Editoria: Política.
Página: A4.