Orquestras de acordeões e tradições natalinas integram o Circuito Cultural

TIMBÓ – Com o objetivo de promover uma espécie de intercâmbio, fazendo circular grupos artísticos de cada município pelas cidades vizinhas, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) estão realizando o Circuito Cultural. O evento, que está em sua segunda edição neste ano, teve início no dia 11 de novembro e segue até o dia 21 de dezembro, busca promover o desenvolvimento cultural nas cidades da região. Serão realizadas ao todo 22 apresentações de teatro, música, dança e patinação artística em onze cidades, todas gratuitas e abertas ao público.

Após passar por Gaspar, Benedito Novo e Guabiruba, as cidades de Rodeio, Indaial e Pomerode vão receber as atrações culturais, no sábado, dia 30 de novembro. De acordo com a organização, esta é a quarta rodada de atrações gratuitas e abertas ao público, que serão apresentadas simultâneas nas três cidades do Médio Vale.

A comunidade de Pomerode poderá acompanhar, no sábado, a partir das 19h30min, na Praça Central, as apresentações dos Pelznickels, velhos assustadores, monstruosos, com barbas de palha que andam pela cidade na época que antecede o Natal, conferindo se as crianças estão se comportando bem. De acordo com informações, Pelznickel, mais conhecido como o Papai Noel do Mato. Na cidade de Guabiruba, a história é uma tradição alemã de Natal que é preservada há mais de 180 anos, e que prega a obediência das crianças aos seus pais. Desde 2005, a tradição é mantida pela Sociedade do Pelznickels, responsável pelo desfile que será realizado em Pomerode.

Em Indaial, a Fundação Indaialense de Cultura (FIC) recebe às 20h30min, os integrantes da Orquestra de Acordeon de Brusque. Na oportunidade, será realizado um concerto, pela Orquestra que é composta por nove acordeonistas, que apresentam um repertório que inclui música clássica, temas de filmes, Beatles, choro, músicas de origens italiana e alemã, e temas natalinos. A orquestra é composta por músicos de 18 a 60 anos, tocando acordeões em diferentes vozes, sob a regência de Bruno Moritz, músico e acordeonista notável que já dividiu o palco com artistas como Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Richard Galliano e Renato Borghetti.

A cidade de Rodeio também terá uma atração especial do Circuito Cultural. O evento que acontece às 20h30min, na Igreja São Francisco de Assis, apresenta o Clube Musical São Pedro, que fará um show especial de fim de ano, com canções natalinas, além de boa música popular brasileira, clássicos do pop internacional, e músicas típicas alemãs. A banda de marcha e concerto, originária da cidade de Gaspar, é composta por 35 instrumentistas. A banda tem como dirigente, o músico, Wagner Antunes que elogia a iniciativa das duas entidades intermunicipais. "É um prazer participar do Circuito, é uma iniciativa muito importante para os artistas, que podem circular e para à comunidade, que tem acesso à cultura", destaca ele.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1545.
Editoria: Geral.
Página: 26.
Jornalista: Clarice Graupe Daronco (clarice@jornaldomediovale.com.br).