Oficina de divulgação do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos

TIMBÓ – Diversos encontros serão realizados nesta semana nos municípios de abrangência do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi). A informação é do profissional da Eko Consultoria, empresa responsável pela elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, Gabriel Cristofolini.

Segundo ele, hoje, dia 12 de novembro, a empresa Flora Tecnologia e Consultoria Ambiental e o Cimvi com apoio da Prefeitura de Rodeio irão realizar a 2ª Oficina de Divulgação do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, das 8h30min às 11h, no Centro Cultural "Ivanir Alberto Scoz", localizado na rua 14 de Março, s/nº, ao lado do Pavilhão de Esportes, no Centro. As informações que serão discutidas durante este encontro fazem parte dos municípios de Rodeio, Ascurra e Apiúna. O objetivo do evento é a apresentação do diagnóstico consolidado do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos e a discussão sobre de como ele será feito e aplicado nas cidades envolvidas.

Conforme Cristofolini, amanhã, dia 13 de novembro, a 2ª Oficina de Divulgação do Plano será realizada no município de Doutor Pedrinho, na Associação dos Servidores Públicos Municipais, localizado na rua Veneza, 527, no Centro. O encontro, será das 8h30min às 11h e envolverá as autoridades e comunidade dos municípios de Benedito Novo e Doutor Pedrinho.

No dia 14 de novembro, os encontros serão realizados nos municípios de Indaial e de Rio dos Cedros. A primeira reunião será das 8h30min às 11h, na Indaprev, localizada na rua Castelo Branco, 109, na sala 02, no Centro de Indaial e envolverá à comunidade, entidades de classe e representantes municipais de Timbó e Indaial. Já das 14 às 16h30min será a vez do município de Rio dos Cedros receber a 2ª Oficina de Divulgação do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, na Câmara de Vereadores do município, localizada na rua Doutor Jorge Lacerda, 545, no Centro de Rio dos Cedros, envolvendo à comunidade dos municípios de Rio dos Cedros e Pomerode.

Segundo Cristofolini, o Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos tem o propósito de apresentar as diretrizes para uma administração integrada e participativa do gerenciamento de resíduos sólidos da região, de modo que os municípios do Médio Vale do Itajaí se adequem à gestão correta de resíduos sólidos urbanos, representando um grande avanço na qualidade de vida para os integrantes do consórcio.

"Como principal estratégia de planejamento, este documento apresentará metas a serem alcançadas num horizonte de 20 anos, conforme especificação da PNRS. Também serão apresentados programas a fim de garantir a manutenção e correta execução dos procedimentos definidos para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos municípios do Médio Vale do Itajaí", detalha ele ao explicar que durante a Oficina serão apresentados dados referentes às características demográficas, econômicas e culturais da região.

Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1540.
Editoria: Geral.
Página: 2.
Jornalista: Clarice Graupe Daronco (clarice@jornaldomediovale.com.br).