No compasso da emoção as vozes entram em harmonia. O ritmo executado com perfeição é resultado de horas de ensaio. O momento da apresentação se aproxima e traz consigo a vontade suprema: cantar e encantar. É esta a rotina que os grupos vocais cultuam desde a década de 1940, quando esse estilo musical nasceu nos Estados Unidos. Na performance, os integrantes usam apenas a própria voz para fazer música.
Quem mora no Médio Vale do Itajaí e nunca teve a chance de ver essa mágica de perto pode começar a comemorar. Domingo, às 19h30min, Guabiruba recebe o Circuito Cultural. Os grupos Syahamba, de Timbó, e PommernSanger, de Pomerode, estrelam a noite na escadaria da Igreja Matriz de Guabiruba, com entrada gratuita.
Para Cristiano Florencio, regente do Syahamba, o projeto é uma ótima oportunidade para levar o trabalho do grupo a outros lugares. Segundo ele, o Natal inspirou o repertório preparado para a comunidade de Guabiruba. O grupo de Timbó existe desde 1999.
Seis vozes interpretam canções marcadas pela brasilidade. Com 10 músicas, a apresentação terá em torno de meia hora.
– Elas fogem um pouco do tradicional. São músicas com arranjos novos, que o próprio grupo faz, focadas na MPB. Será um Natal bem brasileiro – conta Florencio.
Intercâmbio artístico em 11 cidades
Promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), o Circuito Cultural prevê o desenvolvimento da cultura e valorização dos artistas locais nas cidades da região.
Ao todo, 11 municípios recebem o evento até 21 de dezembro, sempre com entrada gratuita e aos fins de semana: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.
Apresentações teatrais, musicais, de dança e patinação artística fazem parte da programação até o fim do projeto. Até agora, segundo os organizadores, um público aproximado de 500 pessoas prestigiou o circuito.
– Esse evento foi uma forma que as entidades encontraram de fazer um intercâmbio das suas produções artísticas culturais, propondo que o artista local possa circular com seu trabalho – comenta Jamil Dias, produtor da iniciativa.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13005.
Caderno: Lazer.
Página: 3.
Jornalista: Camila Iara (camila.iara@santa.com.br).