O terreno de 56 mil metros quadrados que fica às margens do Km 67 da rodovia, em Indaial, será o canteiro de obras da duplicação dos lotes 3 e 4 da BR-470. O local foi apresentado ontem e servirá como base para a Sulcatarinense Mineração, Artefatos de Cimento, Britagem e Construções Ltda., empresa responsável pela obra nos dois trechos.
Hoje o terreno é apenas um grande corte de barro vermelho no pequeno morro logo após a ponte sobre o Ribeirão da Mulde. Em 45 dias, deverá abrigar a indústria de pré-moldados que fabricará cerca de 600 vigas que serão usadas nas 26 obras especiais – incluindo viadutos, pontes e passarelas – nos dois lotes, segundo o diretor de Operações da Sulcatarinense, Augusto Bandeira.
O diretor calcula que 80 pessoas trabalharão na fábrica de estruturas de cimento. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, esteve visitando o espaço ontem à tarde e acrescenta que lá também ficarão escritório e oficina para os veículos da empresa. Além da base no quilômetro 67, a Sulcatarinense pretende implantar outros dois canteiros de obras nos lotes 3 e 4.
– Serão bases em contêineres para podermos deslocá-los e também para reduzirmos a interferência no trânsito – detalha Augusto Bandeira.
O engenheiro e fiscal local do Dnit, Elifas Levi Nolasco, acredita que a escolha do terreno é estratégica pelas dimensões e pela localização: próxima aos dois lotes pelos quais a Sulcatarinense é responsável.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12962.
Editoria: Geral.
Página: 19.