TIMBÓ – O prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss lidera a comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) que encontram-se em Brasília para participar da 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento inicia às 9h30min de hoje, dia 13 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal e terá como tema "A crise nos Municípios e a conjuntura eleitoral". Na oportunidade, Weiss informa que os prefeitos apresentarão as principais reivindicações municipalistas. "Estamos buscando soluções para o desequilíbrio das relações federativas, uma vez que a maior parte da demanda de execução das políticas públicas está nos municípios e a concentração de recursos na União", afirma o prefeito de Rodeio que está acompanhado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.
Weiss relata que durante a programação da Marcha em Defesa dos municípios, os gestores municipais serão recebidos pela Bancada Parlamentar Catarinense amanhã, dia 14 de maio. "Esta reunião está entre os momentos mais relevantes do encontro, pois é a oportunidade para os prefeitos apresentarem os pleitos do movimento", adianta ele.
Sobre a Marcha, o prefeito de Rodeio informa que nesta edição, entre as principais reivindicações, está a restituição do equilíbrio financeiro entre os entes federativos, aumento de dois pontos percentuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e compartilhamento das contribuições não partilhadas.
Segundo ele, os integrantes da Ammvi são unânimes em afirmar que reivindica-se uma partilha mais justa do bolo tributário de 45% de recursos na União, 25% nos Estados e 30% nos Municípios. Atualmente, a União detém 60% dos impostos, ficando os Municípios com apenas 17%.
O evento, que é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), recebe municipalistas, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais de todo o país, além de representantes de Estados e da União, é considerado o maior encontro municipalista da América Latina. Por está razão, a Marcha oportuniza aos gestores municipais, além de apresentarem uma pauta de reivindicações, discutir propostas que viabilizem o cumprimento dos deveres constitucionais dos Municípios e que assegurem os recursos necessários para este fim.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1591.
Editoria: Geral.
Página: 2.
Jornalista: Clarice Graupe Daronco (clarice@jornaldomediovale.com.br).