Ferrovia do Frango na pauta dos empresários de Itajaí

ITAJAÍ – A Ferrovia da Integração, conhecida como Ferrovia do Frango, foi pauta de reunião na Associação Empresarial de Itajaí ontem à tarde. O deputado federal Pedro Uczai (PT), que preside a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias na Câmara dos Deputados, participou do encontro para atualizar o empresariado sobre o processo de licitação que dará início aos estudos de viabilidade e ao projeto básico de engenharia da obra.

Iniciado há um ano, o processo licitatório permaneceu estagnado depois de passar por dois recursos e sofrer uma suspensão do Tribunal de Contas da União, por 120 dias.

– Concluindo-se agora a segunda etapa de recursos, acreditamos que em 30 ou 40 dias possa ser dada a ordem de serviço para um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o estudo aereofotogramétrico e o projeto básico de engenharia – adiantou Uczai.

O deputado explica que por serem três projetos em um só, o orçamento previsto para os estudos é de R$ 69 milhões.

Para ele, este é um momento importante do projeto, mas o passo seguinte é fundamental e estratégico. Trata-se do ponto de colocar a ferrovia na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), que dará garantia à obra.

Conforme o deputado, o traçado da ferrovia será definido em até 10 meses, tempo que leva para os estudos de viabilidade, aerofotogramétrico e o projeto básico de engenharia serem concluídos. É preciso decidir se o trajeto será até Itajaí ou São Francisco do Sul.

Pelas condições econômicas e ideia de integrar o Estado nas diferentes regiões por um corredor ferroviário, o traçado mais justo será por Itajaí e Navegantes, na opinião de Uczai. Eclésio da Silva, presidente da Associação Empresarial, também acredita que, por uma questão de viabilidade, a obra ligará o Oeste a Itajaí.

– Ela vem para Itajaí originalmente, seguindo a linha da BR-470, e depois passará por São Francisco e Itapoá, como um ramal – pontua.

A expectativa da União é de que em 22 meses sejam concluídos todos os estudos e que a obra seja finalizada em cinco anos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13668.
Editoria: Economia.
Página: 9.