Previsão de alívio

Uma massa de ar frio e seco volta a predominar em Santa Catarina a partir de hoje fazendo cessar a chuva e diminuir a angústia dos moradores do Vale do Itajaí que viram o fim de semana terminar com a primeira enchente do ano. Os sistemas de baixa pressão formados sobre o Paraguai, que junto a uma frente fria provocaram o tempo instável, deslocam-se para o mar permitindo que o sol volte a brilhar, mesmo que timidamente. Ontem à noite havia previsão de que hoje o rio Itajaí-Açu amanhecesse em 10 metros com tendência de diminuição ao longo do dia. A semana deve ser de tempo bom até sexta-feira, quando uma nova frente fria passa a atuar sobre o Vale do Itajaí.

A meteorologista do Alertablu, Francine Gomes, conta que a manhã deve começar com nevoeiro por conta da umidade. Durante o dia a predominância deve ser de sol entre nuvens, que tendem a se dispersar aos poucos até o fim da tarde. Deve fazer mais frio à noite. Durante o dia os termômetros não passam de 21 ºC e as mínimas de 12 ºC a 14 ºC. A tendência é que amanhã o céu fique mais limpo durante o dia, ficando um pouco mais frio.

As fortes chuvas que caíram desde sexta-feira na região colocaram várias cidades em alerta. A situação mais grave foi em Rio dos Cedros, mas as vizinhas Timbó e Doutor Pedrinho também sofreram por conta do aumento no nível dos rios que cortam as cidades. Segundo dados da Epagri/Ciram, entre sexta-feira até as 20h de ontem a chuva acumulada em Blumenau era 116 milímetros. De acordo com o Alertablu, o esperado para todo o mês de junho eram 100 milímetros. Com o pico do rio Itajaí-Açu alcançado durante a madrugada – a previsão indicava 10,35 metros às 4h – o rio Itajaí-Açu segue a tendência de diminuição durante o dia, explica Ademar Cordeiro, engenheiro hidrólogo do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí-Açu (Ceops). Neste nível o rio atinge 80 ruas.

Até as 21h cerca de 650 unidades consumidoras na região estavam sem energia. De acordo com o gerente regional da Celesc, Cláudio Varella, eram 47 de Blumenau – todas do Testo Salto -, 300 em Timbó e 300 em Rio dos Cedros. Com a previsão de aumento do rio, Varella estimou que mais desligamentos seriam feitos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13703.
Editoria: Geral.
Página: 10.