Superintendente do Dnit afirma que duplicação da BR 470 está dentro do prazo

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos, afirmou nesta quinta-feira (6) que os prazos da duplicação dos 74 quilômetros da BR-470, entre Navegantes e Indaial, estão sendo cumpridos. Conforme Santos, não há alteração do cronograma e a previsão é que a obra seja concluída em quatro anos.

O superintendente explicou aos prefeitos presentes na assembleia da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), que a obra já iniciou no bairro Belchior, em Gaspar, e que foi feita a terraplanagem para a instalação do canteiro de concreto em Indaial. As negociações para as desapropriações também já teriam iniciado.

Demandas

A reivindicação dos prefeitos é para que informações sobre o andamento da obra sejam constantemente repassadas aos órgãos municipais, de forma que possam comunicar a população, promover sinalização do trânsito e mudanças nas rotas de cada município conforme a execução da obra. Blumenau, Gaspar e Indaial serão impactados diretamente com a duplicação.

Para o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, é importante manter os empresários informados, para que investimentos não sejam dirimidos pelo retardamento da duplicação e novos empreendimentos ainda sejam atraídos pela magnitude da obra. Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau, afirma que a duplicação da rodovia causará uma série de intervenções urbanas, por isso da relevância da atualização dos estágios da obra. "Reconhecemos a importância estratégica da duplicação da BR-470, seja pelas prioridades econômicas e sociais, seja pela capacidade de salvar vidas, por isso os prefeitos são parceiros e vão contribuir para a celeridade do processo", afirma.

A obra

A duplicação do lote três, entre Gaspar e Blumenau, e do lote quatro, entre Blumenau e Indaial, corresponde a 28 dos 74 quilômetros da BR-470 entre Navegantes e Indaial, por onde circulam aproximadamente 35 mil veículos por dia.

A obra está dividida em quatro lotes que contemplam 28 viadutos, nove pontes, 55 quilômetros de vias laterais pavimentadas, com passeio e ciclovia. O investimento está assegurado na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Site: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori).