Municípios da região têm interesse na obra

Não é à toa que Blumenau, Brusque, Gaspar e Guabiruba têm interesse direto na pavimentação dos cerca de 14 quilômetros da via. A estrada é a única ligação direta entre as cidades quando o rio Itajaí-Açu transborda. Os planos de pavimentação começaram a ganhar força após as cheias de 1983 e 1984.

Para Gaspar o asfaltamento da via de acesso a Guabiruba representará redução do fluxo na SC-412, a Jorge Lacerda, conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Soly Waltrick Antunes Filho. A rodovia que corta a cidade é obrigatória para quem sai do Médio Vale e vai a Brusque.

– Para Gaspar é interessante que a rua passe a ser de responsabilidade do Estado, porque ele tem condições de manter e conseguir recursos. Já aconteceu com outra rua do município – conta Antunes.

Guabiruba, que tem poucos acessos, vê a pavimentação como um canal para o desenvolvimento:

– É uma via que ajudará a cidade a crescer, atraindo mais empresas, inclusive. Para que o fluxo vindo dessa futura rodovia não passe pelo Centro da cidade, já temos projeto para criar uma nova rua – conta o prefeito em exercício de Guabiruba, Valmir Zirke.

O intendente do Garcia, Maurício Goll, afirma que a obra será importante não só para o distrito, mas para toda Blumenau:

– É uma reivindicação antiga. Quando começar, faremos melhorias em algumas ruas da região para escoar melhor o fluxo.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13210.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Daniela Matthes (daniela.matthes@santa.com.br).