Prefeitos ouvem propostas para Santa Catarina

 

CONCÓRDIA – Três candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina participaram nesta sexta-feira da Assembleia Geral da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em Concórdia. Dos oito postulantes ao governo, foram convidados apenas os três dos partidos que têm prefeitos filiados à Fecam. Mas todos receberam uma pauta com 10 perguntas sobre temas como saúde, educação, segurança, habitação e agricultura. Os três que participaram do evento tiveram 45 minutos para falar.

A Fecam também encaminhou questionamentos sobre temas federais, como revisão da partilha das receitas em um novo pacto federativo. A entidade defende a ampliação das receitas dos municípios de 17% para 30% no bolo tributário. O Estado passaria de 23% para 25% e o governo federal, de 60% para 45%.

BR-470 está na lista de reivindicações dos municípios

Os municípios pedem apoio para obras de infraestrutura, como as ferrovias Leste/Oeste e Translitorânea e a duplicação das BRs 470 e 280. O presidente da Fecam e prefeito de Taió, Hugo Lembeck (PMDB), disse que o evento serviu para envolver os candidatos com a pauta dos municípios. Ele avaliou que os candidatos demonstraram estar bastante sensíveis às demandas dos prefeitos.

– É preciso aumentar o repasse de recursos do Estado para as prefeituras – disse Lembeck.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13208.
Editoria: Política.
Página: 4.