FGTS chega para 17 mil no Vale

Cerca de 17,5 mil pessoas do Médio Vale do Itajaí, que foram atingidas pela enchente do início de junho, poderão retirar o FGTS nos próximos dias. O número corresponde às cidades de Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho e Timbó, que declararam situação de emergência por causa da chuva que castigou os municípios na época. E esse número pode aumentar, já que Benedito Novo ainda não entregou a relação das ruas atingidas.

O número é uma estimativa, já que não é possível afirmar com certeza quantas pessoas têm direito ao benefício em cada residência. Por isso também a Caixa diz não ser possível precisar o valor que deverá ser sacado, porque cada pessoa tem R$ 6.220,00 como limite de retirada. Das três cidades, Timbó ainda não tem data para começar a sacar, já que entregou a relação na quinta-feira e aguarda a resposta da Caixa sobre o prazo que os moradores receberão para ter direito ao benefício.

Atendimento via telefone

A grande novidade neste ano é que os atingidos não precisarão ir até uma agência da Caixa. Basta ligar para o telefone 0800-726-0207 e escolher a opção 3. Quem estiver com o endereço atualizado, já é informado na hora da ligação o dia em que o dinheiro será disponibilizado via cartão do cidadão. Quem tiver algum problema com o endereço terá que agendar (na mesma ligação) visita a uma agência para regularizar a situação e realizar o saque.

A relação das ruas atingidas nas cidades de Doutor Pedrinho e Timbó já está disponível no site das prefeituras. Em Rio dos Cedros, os usuários começaram a procurar o serviço desde quarta-feira. Em Doutor Pedrinho, o prazo vai de segunda até quinta-feira da próxima semana. E Timbó ainda aguarda a resposta da Caixa Econômica.

Quem tem direito

Rio dos Cedros
– Cerca de mil pessoas
– Caixa já recebe ligações
Doutor Pedrinho
– Cerca de 500 pessoas
– Entrar em contato entre segunda e quinta-feira da semana que vem
Timbó
– Cerca de 16 mil pessoas
– Data para saque a definir
Como receber
– Ligar para o 0800-726-0207 e escolher opção 3
– Documentos necessários: carteira de trabalho, RG, CPF e cartão de conta da Caixa (se tiver)
– Se o endereço estiver atualizado, o sistema informa a data para o saque
– Se houver divergência no endereço, o sistema agendará uma data
– Limite de saque por pessoa: R$ 6.220,00

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 13225.
Página: 4.
Jornalista: Julimar Pivatto (julimar.pivatto@santa.com.br).