Com o objetivo de apoiar estados e municípios brasileiros na elaboração dos planos educacionais, alinhados às metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), apresentou nesta segunda-feira, 4, o portal Planejando a Próxima Década. O portal foi lançado durante cerimônia que teve a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, de secretários do MEC e de representantes de entidades ligadas à área educacional.
De acordo com o ministro da Educação, o Brasil vive um momento histórico, com um plano nacional construído após amplo debate na sociedade e no Congresso Nacional. Paim destacou o formato enxuto do PNE, com 20 metas e muitas estratégias, o que permite à sociedade acompanhar de perto a implementação. "Os planos estaduais e municipais serão alinhados, articulados, tornando o PNE possível", disse.
Paim lembrou que, nos últimos anos, houve aproximação entre a universidade e a educação básica, o que representa importante avanço. Ele ressaltou que um dos desafios é a formação de professores. "Quando os educadores se envolvem com paixão, é possível superar barreiras", afirmou o ministro.
O portal viabiliza a construção dos 5.570 planos municipais, dos 26 estaduais e do plano distrital de educação, alinhados às 20 metas e às diversas estratégias que compõem o PNE. O conteúdo possui documentos de apoio elaborados por várias instituições como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Site: Associação Brasileira de Municípios (ABM).