Segunda parcela do FPM de setembro cai 19,08% em relação ao ano anterior

Entra nesta terça-feira (20), na conta das prefeituras catarinenses, a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante transferido é de R$ 28.768.771,87 em valores brutos. Com os descontos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o valor efetivamente creditado é de R$ 22.727.330,86.

De acordo com cálculos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na comparação com a segunda parcela de setembro de 2015, houve neste ano uma queda de 5,89% em termo nominais, ou seja, comparando os valores sem considerar os efeitos da inflação.

Quando se considera o valor real dos repasses, levando em conta então as consequências da inflação, a parcela apresenta uma queda ainda maior, de 19,08%.

Queda continua

A previsão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é de queda de 4,15% em setembro e uma queda de 4,0% em outubro, sempre em relação ao mesmo período de 2015, esses valores não consideram os efeitos da inflação.

Confira os valores por Município em receitas.fecam.org.br.

Com informações da Fecam.