No dia 24 de setembro, profissionais que atuam na contação de histórias, artistas, professores e demais interessados poderão participar da Oficina para Contadores de Histórias. O evento, que acontece na Escola de Educação Básica Domingos Sávio, em Ascurra, será das 13h às 18h.
Promovido pelo Colegiado de Gestores Municipais de Cultura do Médio Vale do Itajaí, a oficina objetiva despertar e estimular contadores de histórias a multiplicarem a técnica nos municípios. Além disso, busca-se contribuir com novas estratégias para o aprimoramento da capacidade expressiva e criativa dos contadores para o desenvolvimento de cidadãos mais sensíveis e humanizados.
Ministrada por dois profissionais experientes na área, Emiliano de Souza e Lieza Neves, a oficina conta com a realização da Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
As inscrições são limitadas, gratuitas e podem ser realizadas nas secretarias municipais de Cultura ou órgão correspondente de cada município.
Currículo professores
Emiliano de Souza é mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Contação de Histórias pela Aupex e graduado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É contador de histórias em escolas, feiras do livro e eventos voltados à Educação e Cultura. Atua como professor substituto no Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
Lieza Neves é produtora cultural, atuante na elaboração de projetos, organização, divulgação e apresentação de eventos. Ela é atriz e contadora de histórias, tendo atuado em peças teatrais e espetáculos de contos com apresentações em eventos literários e realizado apresentações em diversas cidades do país. Lieza é formada em Jornalismo e publicou três livros (Charlotte, 2003; O Livro do Silêncio – coletânea, 2011; e Passarinha, 2015).
Michele Prada, Ascom AMMVI.