A partir das 15 horas, os prefeitos estarão reunidos nesta quinta-feira (27), em Blumenau, para a assembleia geral ordinária da AMMVI. No encontro, que acontece no auditório da entidade, será discutido sobre movimento econômico, saneamento básico, meio ambiente e encerramento de mandato.
O ponto alto da reunião está na atualização dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) repassados às administrações municipais, que têm sofrido significativa queda neste ano. Além disso, a AMMVI vai abordar os atrasos no repasse de recursos nos programas federal e estadual que atingem diretamente a saúde, a educação e a assistência social.
"A crise financeira e a falta de cumprimento com os repasses de obrigação do Estado e da União são temas constantes em nossas assembleias. Medidas já foram tomadas pelos Municípios e agora temos que fortalecer a cobrança em cima dos demais Entes federados para exigir a garantia dos valores pactuados", analisa o presidente da AMMVI e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli.
Michele Prada, Ascom AMMVI.