Os prefeitos da AMMVI realizaram nesta quinta-feira (8), a última assembleia geral ordinária. Este foi o oitavo encontro do ano e o debate foi em tom de despedida para muitos deles, que já estão encerrando o mandato.
Em pauta, os Chefes dos Executivos municipais dialogaram sobre transição de governo, finanças públicas municipais, desafios para a próxima gestão e também aprovaram o orçamento da AMMVI para 2017.
"Reforçamos ainda algumas orientações para o encerramento de mandato, pois há várias exigências legais e instruções dos órgãos de controle que devem ser seguidas", observa o secretário executivo da Associação, José Rafael Corrêa. Segundo ele, nos últimos meses a AMMVI tem orientado os prefeitos, secretários e técnicos municipais para este momento, de forma que a transição de gestão aconteça cautelosamente.
Em seu discurso, o presidente da AMMVI e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, disse estar satisfeito com o trabalho este ano à frente da Associação e citou como importantes avanços a aproximação com o Ministério Público e os estudos em desenvolvimento na área do diagnóstico socioambiental.
"Aprendemos a trabalhar juntos nestes últimos anos e a ampliar nosso olhar para a região, reconhecendo que unidos somos mais fortes. Sou imensamente grato por fazer parte da história da AMMVI e ter contribuído para o Médio Vale do Itajaí", finalizou Tomaselli.
Despedidas
Ao final da assembleia, os prefeitos que deixam as administrações municipais neste ano fizeram seus pronunciamentos de encerramento de mandato, agradecendo a parceria dos demais gestores e a assessoria prestada pela AMMVI nestes anos de trabalho. Em linhas gerais, os prefeitos foram unânimes em reconhecer a atuação da Associação em prol da autonomia municipal e do aperfeiçoamento da gestão pública.
"Todo o trabalho da AMMVI é visando ao desenvolvimento do Médio Vale e à qualidade de vida da população, para que os Municípios estejam seguindo os parâmetros legais e os serviços prestados aos cidadãos sejam a cada dia aprimorados com a devida garantia de recursos", cita o presidente da entidade.
Tomaselli deixará o comando da Associação em 31 de dezembro e será sucedido pelo prefeito eleito de Rio dos Cedros para a próxima gestão, Marildo Felippi. O próximo encontro será no dia 1º de fevereiro de 2017, ocasião em que ocorre a eleição do novo presidente da AMMVI.
Michele Prada, Ascom AMMVI.