Oficina com representantes dos Ministérios da Cultura e do Turismo aborda políticas municipais

Das 11 oficinas setoriais que acontecerão durante a 2ª Oficina de Gestores Municipais, paralela ao XV Congresso Catarinense de Municípios, entre os dias 14 e 16 de março, na Expoville, em Joinville, uma terá como tema as políticas públicas existentes nas áreas de Cultura e Turismo. Para falar sobre o assunto foram convidados o coordenador-Geral do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Sérgio da Silva Abrahão e o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, Rogério Antonio Cóser.

Além deles, também haverá participação do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco dos Anjos; da Secretária de Cultura de Chapecó e presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), Roselaine Vinhas; do Coordenador de Desenvolvimento Regional da Federação Catarinense de Municípios, Emerson Souto; e do diretor geral Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Alexandre Alves.

Em pauta na programação da oficina o Sistema Nacional de Cultura e a Estruturação da Política Cultural nos municípios; a transformação de tradições em produtos turísticos; a implementação da Política Nacional do Turismo e o programa de regionalização; a Política Estadual para o Turismo, Cultura e Esporte; os destinos turísticos inteligentes; a Lei 13.019, de 2014, conhecida como novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e os indicadores culturais disponíveis no Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Assessora de Turismo da Fecam, Raquel Rodrigues, destaca a importância da participação na oficina. "Apesar de serem áreas com políticas distintas para os novos Gestores existe o desafio de se fomentar a atividade turística e ao mesmo tempo valorizar sua cultura local, com ações transversais que envolvem uma ou mais áreas da Gestão Municipal", observa.

Nesta perspectiva, os docentes e pesquisadores Yolanda Flores e Silva (Univali) e Alexandre Biz (UFPR) farão uma conversa com os Gestores estimulando para que estes busquem uma gestão diferenciada com ações transversais que fomentem a valorização da cultura e potencializam o desenvolvimento econômico do Turismo, com o olhar voltado para inovação.

As inscrições para as oficinas estão abertas – http://egem.org.br/detalhe/?id=203.

Com informações da Ascom Fecam.