O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abre nesta quinta-feira, dia 9 de março, às 19h, 1ª Temporada de Exposições do ano. Em cartaz, obras de três artistas que criam trabalhos inspirados na fotografia, tapeçaria, objetos e instalações. Eles vão conversar com o público enquanto dois escritores lançam e autografam seus livros. A visitação às exposições poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.
A abertura da temporada será em uma noite multicultural que proporcionará ao público a tradicional conversa com os artistas, contará com os lançamentos dos livros "Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina", de Daniel Curtipassi, e "2050 d.C. – Prosperidade Sem Crescimento -, e sem Propriedade", de Klaus H.G. Rehfeldt. A noite terá ainda poetas e escritores representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB), além das músicas executadas pela Banda Municipal de Blumenau.
Para esta edição foi selecionado Fábio Salun (Joinville/SC), que em seu trabalho subverte a noção convencional de fotografar a cidade como registro, para pensá-la numa perspectiva mais conceitual. Os trabalhos apresentados na exposição Dobras e Dobramentos: ensaios visuais sobre a arquitetura de Joinville, incitam a mergulhar na fronteira entre elementos mínimos e os limites da forma com o espaço interno.
Em outra sala do MAB, Elke Hülse (Criciúma/SC) utiliza-se da tapeçaria, seleciona materiais, técnicas e resoluções de espaços no conjunto de cada obra. Cada peça conta uma história e interligadas parecem se "tocar" não só pelo tato, mas também pelo olhar, dando nome à exposição "Kinder Glauben", que pode ser traduzido como "crença infantil".
Completando a seleção, o MAB traz de Valinhos (SP) o artista Genivaldo Amorim com a instalação "Como nascem os bichos", que conta com peças feitas com tecido pintado, recortado, costurado, preenchidos com espumas, envolvidos por estrutura de arame, suspensos no ar.
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.