Programação e pautas municipalistas da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foram alguns dos assuntos tratados na assembleia geral da AMMVI, realizada nesta quinta-feira (4). Neste ano, o maior evento municipalista do Brasil reunirá mais de três mil gestores públicos, na capital federal, de 15 a 18 de maio.
Durante a reunião, os prefeitos discutiram sobre a importância da integração dos agentes políticos e da união dos municípios em prol de causas comuns. “A Marcha a Brasília é um importante momento em que os prefeitos brasileiros alinham ações e estabelecem prioridades para articular junto ao governo federal e aos parlamentares ações em benefício do desenvolvimento dos municípios”, disse o presidente da AMMVI e prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi.
Segundo o presidente, neste ano já estão confirmados nove prefeitos que participação da Marcha a Brasília. “Durante o evento, vamos ainda tentar agenda com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, para reforçar a reivindicação pela garantia de recursos para a duplicação da rodovia BR-470”, frisou Colombi.
Na assembleia, os prefeitos debateram ainda sobre receitas municipais, movimento econômico, saneamento básico, meio ambiente, ações judiciais e agendas institucionais. Na ocasião, representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Municipal de Bem-estar Animal de Blumenau (Combea) também levaram propostas de futuras parcerias aos prefeitos. A próxima assembleia está agendada para dia 22 de junho, na sede da AMMVI, em Blumenau.
Michele Prada, Ascom AMMVI.