A AMMVI e a prefeitura de Blumenau promovem nesta quinta-feira (25), palestra sobre compliance, controle interno, transparência e ouvidoria, a partir das 15h30, na sede da Associação, em Blumenau. Na ocasião, o tema será apresentado pelo ex–ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage.
O evento, que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, objetiva fomentar a prática do compliance nos municípios e compartilhar a experiência da CGU aos gestores públicos.
“No cenário atual, este é um tema que deve ser aprimorado pelas administrações públicas, pois estar em compliance é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos”, analisa o presidente da AMMVI, José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá.
O secretário executivo da Associação, José Rafael Corrêa, explica que o compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para a instituição, visando evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
Além deste tema, Hage vai discorrer sobre a importância do controle interno para a gestão, iniciativas em transparência e o papel da ouvidoria nos municípios. As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas no local do evento.
Sobre Hage
Jorge Hage foi ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) de 2006 a 2014. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é mestre em Administração Pública pela University of Southern California e em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB).
Jorge Hage foi prefeito de Salvador, deputado estadual pela Bahia e deputado federal. Atuou como consultor internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), em missões na Argentina e Venezuela, além de já ter sido consultor também na Bolívia e Colômbia.
Michele Prada, Ascom AMMVI.