O principal fim de semana do 22º Festinver surpreendeu e levou à Arena Multiuso mais de oito mil pessoas. De sexta-feira (7), a domingo (9), o público atraído pelo Festival da Tilápia, Expofeira Agropecuária, Salão do Turismo do Vale Europeu, Feira de Artesanato e Virada Cultural, aproveitou as atrações com a família e amigos.
Na gastronomia, a tilápia arrebatou os paladares mais exigentes com opções de iscas, risotos, filés e até hambúrger. Durante o Festival da Tilápia, foram servidos 24 diferentes tipos de pratos, de quatro produtores de pescado da cidade, Pesqueiro Fernandão, Pesque e Pague Schmitt, Pesqueiro Santa Maria e Truticultura Bertoldi. Para a sobremesa os cupcakes e brownies vendidos em um charmoso Food Truck, chamaram a atenção, além de um delicioso café colonial servido pela Cooper Gaspar. De acordo com a organização foram vendidos 2.654 pratos salgados e 673 doces, totalizando 3.327. Os visitantes também puderam harmonizar as delícias com o tradicional chope artesanal da Das Bier, que comercializou chope do tipo pilsen e especiais. Durante os três dias de festa, foram servidos 4.741 copos de chope de 400 ml, 1.681 latas de refrigerante e 665 garrafinhas de água.
A variedade não ficou apenas na gastronomia, o palco do Festinver apresentou talentos locais e regionais, durante as apresentações artísticas. A Virada Cultural ultrapassou 24 horas de atrações, teve inicio as 17h de sábado e só encerrou as 19h de domingo. Mais de 200 artistas se apresentaram durante os três dias de evento, deste total, 126 fizeram parte da programação da Virada Cultural, o que torna a atração, uma das maiores do estado. Grupos folclóricos, de dança, músicos, cantores e bandas de várias cidades da região se apresentaram na Virada Cultural.
Algumas mudanças realizadas pela administração como o incremento na variedade da gastronomia e a concentração de vários eventos no mesmo fim de semana, resultaram no aumento da qualidade do festival e também na otimização dos custos aos cofres do município. Para o prefeito Kleber Wan-Dall concentrar vários eventos em uma mesma data, além de trazer economia, também incentiva a procura do público. “Foram atrações para toda a família e para todas as idades, precisamos melhorar ainda mais e para o ano que vem deveremos ter a ampliação do evento e ainda mais opções de diversão.” concluiu.
A Expofeira Agropecuária reuniu mais de 400 animais de produtores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já na abertura do Festinver, na noite de sexta-feira (7), uma homenagem emocionou o público. O médico veterinário, Dr. Renato Abelardo Beduschi, idealizador da primeira Expofeira, recebeu o agradecimento da organização do evento e uma placa que destacou o trabalho desde o início do projeto na cidade.
Além de motivar negócios do setor, a feira também chamou a atenção da criançada que conferiu atentamente as diferentes raças e espécies de animais expostos. Um dos principais destaques foi o nascimento de um cordeiro no sábado, dia 8. O filhote virou sensação, arrancou suspiros e foi muito fotografado. O ponto alto da Expofeira foi a entrega do troféu Renato Beduschi, que reconheceu e valorizou cada um dos expositores presentes no evento.
Neste ano o Festinver recebeu o reforço de dois eventos regionais, os 14 municípios que integram o Vale Europeu participaram da Feira Regional de Artesanato do Vale Europeu, quetrouxe os trabalhos artesanais mais produzidos de cada município.
O Salão de Turismo do Vale Europeu abriu espaço para que as prefeituras de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, apresentassem as principais atrações turísticas de seus municípios. Ambos realizados pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – Cimvi, contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Gaspar.
“Consideramos um sucesso, tanto o Salão do Turismo como a Feira de Artesanato, todas as prefeituras saíram satisfeitas com a divulgação que puderam fazer de suas atrações e produtos. As artesãs ficaram encantadas com a rica troca de informações que fizeram entre si. Agradecemos ao prefeito Wan-Dall por abrir as portas do Festinver e receber os nossos eventos.” destacou a gestora de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.
O vice-prefeito e presidente da Comissão Organizadora do Festinver, Luis Carlos Spengler Filho, afirma que o evento do fim de semana foi bastante positivo, mas lembra que o festival ainda tem mais uma semana de programações culturais. “Na terça-feira (10), temos uma apresentação teatral do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o Fitub. Na sexta, sábado e domingo acontece o tradicional Festival Escolar da Canção – FEC, e no domingo o Festinver encerra com o resultado da Gincana de Inverno, a Ginver.” A entrada é franca para todas as atrações da semana.
Com informações da Superintendência de Comunicação da prefeitura de Gaspar.