O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMMVI (Colsagri) realizou, no mês de agosto, visita técnica aos produtores de cogumelos de São João Batista e Nova Trento. A visita objetivou conhecer a frutificação deste tipo de fungo nas propriedades que participam do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que está no terceiro ano de execução.
Coordenado pelo MDA, o programa concede aos agricultores familiares produtores de fumo acesso à assistência técnica e extensão rural para produção de alimentos como alternativa economicamente viável à cultura do tabaco, possibilitando diversificar a produção, incentivando o cultivo de hortaliças e produtos de origem animal.
A comitiva foi acompanhada pelo agente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Cesar Evandro Bouvier. Conforme a assessora de Saneamento Ambiental da AMMVI, Simone Gomes, o técnico trouxe algo novo para o país, que é diversificar a produção através de cogumelos comestíveis e medicinais. “Cada técnico que trabalha neste programa contribui com conhecimento, tanto teórico quanto prático, que fomenta melhorias à agricultura”, complementa a assessora.
Simone explica ainda que o programa visa levar aos agricultores familiares cursos sobre eletricidade básica rural, compostagem termofílica e construção e manejo de estufas plásticas. Segundo ela, Bouvier ensina e faz gratuitamente rótulos, etiquetas e apostilas para os agricultores, buscando profissionalizar a agricultura familiar.
O programa fornece ainda capacitação, promove o acesso à informação e apoia na comercialização. Além disso, realiza o desenvolvimento de pesquisas em parceria com universidades federais e estaduais, que apontam a realidade desses produtores em relação aos danos ambientais e na saúde decorrentes da produção.
“A ideia agora é que cada secretário ou técnico do município divulgue aos agricultores informações a respeito deste assunto, a fim de verificar futuros encaminhamentos e parcerias que possam colaborar para a diversificação da agricultura familiar”, afirmou Simone. Participaram da visita gestores de Agricultura dos municípios de Apiúna, Botuverá, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.
Michele Prada, Ascom AMMVI.