Encerra nesta quarta-feira, 11 de outubro, o período de retificação dos dados preliminares do Censo Escolar 2017. As entidades municipalistas alertam para a última oportunidade de alterações no Sistema Educacenso pelas escolas que declararam dados incompletos ou que necessitam corrigir as informações.
Além disso, é importante confirmar os dados cuidadosamente, uma vez que o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, sendo considerado o mais importante levantamento estatístico educacional.
O Censo escolar serve de base para o cálculo de distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de programas federais, como o da merenda e do transporte.
Retificação dos dados informados
Após a publicação dos dados preliminares do Censo divulgado no Diário Oficial da União (DOU), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza um período de 30 dias para que as instituições de ensino realizem a conferência e retificação dos dados já informados.
Nesse período de retificação, é possível complementar informações que as escolas não tenham conseguido declarar no período de coleta, que aconteceu entre 31 de maio e 31 de julho. Expirado o prazo para retificação dos dados, não será possível alterá-los na matrícula inicial do Censo Escolar 2017.
Veja aqui cronograma divulgado no Portal do Inep.
Com informações da Agência CNM.
Acesse o Sistema Educacenso aqui