A Escola do Legislativo e a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizam nesta quinta-feira (16), em Blumenau, o Seminário Regional Pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher.
O evento é voltado para coletivos femininos, agentes públicos, universidades, sindicatos, mulheres e homens do campo. Vai discutir, durante todo o dia, os avanços e retrocessos nas políticas para as mulheres, panorama histórico e sociedade patriarcal, legislação e direitos da mulher e enfrentamento à violência.
A ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Dilma Rousseff, professora Dra. Eleonora Menicucci, fará a palestra de abertura, às 9h, com o tema “Os avanços conquistados nas políticas públicas para as mulheres e a luta contra os retrocessos atuais”. A pedagoga e camponesa Justina Cima, do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina, falará sobre “Panorama histórico da violência e a sociedade patriarcal: olhar a partir das mulheres camponesas”, às 13h30min.
O seminário, na Furb, das 8h às 18h, também terá uma mesa redonda com coletivos de mulheres e feministas, de manhã, palestras e grupos de trabalho, à tarde, e um ato em memória às mulheres vítimas de violência doméstica em Santa Catarina.
“Temos de falar de gênero sim! Uma mulher é morta a cada duas horas no Brasil. A cada 12 minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica em Santa Catarina. Somente no primeiro semestre de 2017, mais de 26 mil mulheres foram vítimas de violência no estado – 120 mulheres por dia! Em Blumenau, quatro mulheres foram mortas por seus companheiros este ano”, lamenta a deputada Ana Paula Lima.
O evento em Blumenau tem a parceria da Universidade Regional de Blumenau (Furb), através do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade, e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e integra ciclo de 13 palestras que a Bancada Feminina e a Escola do Legislativo estão realizando em todo o estado, desde o mês de agosto.
Com informações da Alesc.