Cerca de 200 crianças são atendidas atualmente por projetos financiados pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em Guabiruba. Atualmente cinco projetos são apoiados por recursos oriundos desse incentivo, três são ligados ao esporte e tem subsidiado distintas atividades para muitos jovens guabirubenses, conforme comenta a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude do município, Marcia Hochsprung Watanabe. “A destinação destes recursos do FIA para o esporte tem sido de extrema importância para subsidiar os custos de algumas modalidades, principalmente por meio da compra de materiais para as atividades”, comenta.
Somente a Sociedade Esportiva Tarumã atende 80 famílias entre crianças e jovens com o projeto Esporte e Cidadania. A Associação Guabirubense de Karatê ensina a modalidade para 100 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. A Abel Voleibol Feminino, equipe de Brusque, passou a oferecer este ano aulas com profissionais para cerca de 100 crianças guabirubenses no Ginásio Municipal. “São projetos que têm um envolvimento muito grande da comunidade. Por isso a importância da destinação destes valores para as entidades via o Fundo da Assistência”, comenta.
Os projetos têm duração de seis meses e encerram em dezembro deste ano, mas o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente pretende lançar o próximo edital para as instituições que quiserem obter o financiamento logo no início do ano. A intenção é não criar uma inércia até a retomada das atividades. As Instituições que querem participar devem submeter seus projetos em conformidade com o próximo edital e serem aprovadas.
Os recursos do FIA partem de doações de empresas a partir da dedução de 1% do imposto de renda. Pessoas físicas que optem pelo modelo completo da declaração podem doar até 6%. Todo o dinheiro arrecadado é gerenciado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.