You are currently viewing Municípios cobram recursos para programas federais

Municípios cobram recursos para programas federais

Dirigentes de entidades representativas dos municípios brasileiros cobraram do governo federal recursos para manter programas federais, como Criança Feliz e Cartão Reforma, além de serviços à comunidade, como os prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Segundo eles, não adianta criar programas sem dar condições às prefeituras para mantê-los. 

Esse problema foi apontado em sessão solene realizada nesta terça-feira (21) pela Câmara dos Deputados, destinada à discussão da crise de arrecadação dos municípios. Foram ouvidos representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a importância da união entre os estados e municípios para que, juntos, possam buscar uma melhoria no País. “A Câmara está aqui para ouvir todas as vozes, como é o seu dever. Devemos trabalhar compartilhando ideias e buscando soluções para os brasileiros”, disse.

Além de cobrar a atualização dos recursos para programas federais, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, pediu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 212/16, do Senado, que cria um novo regime especial de pagamento de precatórios, com prazo máximo de dez anos. O objetivo da proposta é reduzir o estoque de precatórios ainda pendentes, dando celeridade aos pagamentos.

Os deputados Mauro Pereira, Hélio Leite e Evair Vieira de Melo defenderam o aumento de recursos federais para os municípios, inclusive por meio da liberação de recursos previstos em emendas parlamentares.

Veja aqui a proposta na íntegra.

Com informações da Agência Câmara.