You are currently viewing Defesa Civil e Meio Ambiente realizam operação de fiscalização fluvial em Gaspar

Defesa Civil e Meio Ambiente realizam operação de fiscalização fluvial em Gaspar

A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil e Superintendência do Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (16) uma operação de fiscalização fluvial em Gaspar. A ação também contou com a parceira do Corpo de Bombeiros.

A fiscalização iniciou no espaço recém implantado para facilitar o deslocamento de embarcações através do Rio Itajaí-Açu, que fica localizado às margens, nas proximidades da Ponte do Vale. A ação compreendeu o trecho entre o Bela Vista Country Club, no bairro Bela Vista, até a Bunge, no bairro Poço Grande e teve como objetivo verificar se a destinação de produtos químicos que diariamente são lançados no rio e afluentes estava correta.

Para dar mais agilidade ao processo, duas equipes foram formadas, cada uma com pelo menos um representante da superintendência de meio ambiente, um membro da Defesa Civil, além de um Bombeiro Militar, para garantir a segurança da operação.

Durante a fiscalização foram encontradas diversas irregularidades, entre elas destacam-se as ocupações em áreas de preservação permanente (APP) nas margens do rio e a liberação de produtos químicos no rio sem o devido tratamento, causando danos ambientais e potencializando danos humanos.

O objetivo das superintendências é prevenir que novas ocupações irregulares se instalem nesses locais, evitando também assim a contaminação da água do rio.

Novo espaço para embarcações

A operação foi a primeira realizada depois da construção e implementação do espaço reservado a embarcações, na margem esquerda do rio, próximo da Ponte do Vale.

A construção do atracadouro foi custeada por empresários e comunidade do Bairro Margem Esquerda que doaram o material e a mão de obra. O acesso é pela Rua Pedro Simon e o espaço é aberto a comunidade. No entanto, é importante salientar que para utilizar embarcações algumas exigências precisam ser respeitadas, como por exemplo, ter habilitação necessária para embarcações e a utilização de equipamentos de segurança, como colete salva-vidas.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Gaspar, o 2º Tenente Jéferson Luiz Machado, o espaço é bem vindo, “É uma grande conquista, fazer qualquer operação fluvial era demorada, pois o acesso era difícil, agora ganhamos tempo e agilidade com este novo espaço”, destaca.

O espaço é de fundamental importância para ações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos de urgência e emergência. Esse acesso ao Rio receberá constante manutenção para permitir o fácil acesso a todos, uma vez que o espaço possui licença ambiental.

Superintendência de Comunicação da prefeitura de Gaspar.