As inscrições para o Prêmio ODS Brasil estão abertas. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional. Instituída pelo Decreto Presidencial nº 9.295, de 28 de fevereiro de 2018, a premiação ocorrerá bienalmente até 2030.
Serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovem soluções na área social, ambiental e econômica, e sejam essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, além de multiplicar soluções sustentáveis.
Entre as finalidades do Prêmio, destaca-se também a formação de um banco de boas práticas para a disseminação e mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos, e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
A premiação divide-se em quatro categorias: Governos, Organizações com Fins Lucrativos, Organizações sem Fins Lucrativos e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os projetos serão avaliados de acordo com seguintes critérios: Resultados gerados, Participação dos beneficiários, Replicabilidade e Existência de parcerias.
O seminário de divulgação do Prêmio em Santa Catarina será em Florianópolis, no dia 16 de maio, no auditório da Fiesc, às 10h.
Com informações da Agência CNM.