Na manhã desta terça-feira (10), a AMMVI realizou mais um encontro com os prefeitos para discutir assuntos de interesse da região. Esta foi a quinta assembleia geral ordinária do ano. Na pauta, estavam assuntos como a duplicação da rodovia BR-470, traçado da Ferrovia da Integração, saneamento básico e finanças municipais.
Durante a reunião, os prefeitos dialogaram também sobre as obrigatoriedades dos municípios na área da infância, curso em gestão e fiscalização de contratos, projeto Rondon e formação da pauta de prioridades. “Estamos formulando um documento que vai conter as prioridades da região nas esferas estadual e federal, o qual a AMMVI vai entregar aos candidatos nas eleições deste ano. Queremos compromisso com o Médio Vale do Itajaí”, disse o presidente da entidade, Jean Michel Grundmann, prefeito de Benedito Novo.
Na ocasião, o presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura da AMMVI, Jorge Ferreira, apresentou ainda aos prefeitos um breve relato das iniciativas do Colegiado. “O Colegiado é um fórum permanente de debates com a finalidade de analisar, orientar, fomentar, promover, articular e planejar ações relacionadas à cultura nos municípios da AMMVI”, explicou Ferreira.
Segundo ele, o órgão atua desde 2009 e acumula relevantes ações em prol da cultura da região. Além disso, neste recebeu o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural e está entre os finalistas no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc/Esag. “Já promovemos relevantes ações que foram pioneiras em Santa Catarina como, por exemplo, a gestão dos recursos por meio de consórcio público e a elaboração de inventário de bens culturais”, ressaltou.
A próxima assembleia da AMMVI está marcada para dia 2 de agosto, quando a entidade completa 49 anos de fundação.
Michele Prada, Ascom AMMVI.