Indaial recebe de 6 a 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e o Sarampo. O Dia D será em 18 de agosto, sábado, quando as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinação. O público-alvo dessa ação são crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Quem ainda estiver nessa faixa etária e já tiver recebido a vacina em outra Campanha deverá, mesmo assim, ser imunizado novamente.
No caso da vacinação contra o Sarampo, a Vigilância Epidemiológica de Indaial recomenda às pessoas maiores de cinco anos que nunca receberam doses dessa vacina para procurarem a unidade de saúde mais próxima e se imunizarem. Pessoas até 29 anos receberão duas doses. Quem tiver acima de 30 anos deverá ganhar uma dose.
Para receber a vacina é necessário apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento. A vacinação ocorrerá conforme o horário de funcionamento de cada sala de vacina, localizada junto às unidades de saúde. As salas de vacina são:
– US Heinz Schutz – Centro
– ESF Remo Wendorf – Ribeirão das Pedras
– ESF Arthur Keunecke – Estrada das Areias
– ESF Gunther Ricardo Ebert – Warnow
– ESF Renato Ferreira de Mello – João Paulo II
– ESF Nilo de Freitas – Rio Morto
– ESF Bertolina May Kechele – Benedito
– ESF Caetano da Silva Porto – Carijós
– ESF Albert Sabin – Encano do Norte
– ESF Irineu Kienen – Encano Baixo
– ESF Márcia Maria Andreatta – Estados (Cohab)
Sobre a Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa; pela via fecal-oral (mais frequentemente); por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores ou pela via oral-oral através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).
Sobre o Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa. Pode evoluir para complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento de erupção cutânea até quatro dias após.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Indaial.