Na manhã desta terça-feira (31), o presidente da AMMVI, Jean Michel Grundmann, e equipe técnica da entidade entregaram ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ofício em que reivindica a aprovação do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do queijo kochkäse.
Segundo o presidente, com esta aprovação será possível a comercialização do queijo. “Este é um pleito antigo e que nos últimos anos tivemos avanços, porém, alguns procedimentos ainda deverão ser tomados até que a produção e comercialização sejam possíveis. Estamos otimistas e o assunto continua na pauta dos prefeitos”, disse Grundmann.
Para a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da AMMVI, Simone Gomes Traleski, a reunião foi positiva, uma vez que o secretário prometeu dar andamento ao pedido e convidar a Associação para as próximas discussões. “Estamos confiantes e todo o trabalho desenvolvido até o momento por meio da união de instituições é imprescindível para garantir que a região consiga promover a comercialização deste importante patrimônio imaterial, que é o queijo kochkäse”, salientou a assessora.
A iniciativa do Projeto Kochkäse teve início em 2009 e objetiva que o queijo típico da colonização alemã na região do Vale do Itajaí torne-se patrimônio imaterial e obtenha o selo de Indicação Geográfica, incentivando a pesquisa e a sua regulamentação para a comercialização. O projeto vem sendo desenvolvido através de uma parceria entre diversas entidades: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Regional de Blumenau (Furb) e AMMVI, que representa os municípios envolvidos.
Como resultados deste longo trabalho, no ano passado, a AMMVI entrou como a entidade proponente do Processo de Registro Modo de Saber Fazer do Queijo Kochkäse da Região do Vale do Itajaí – SC como bem cultural de natureza imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todos os levantamentos e estudos foram entregues ao Iphan no dia 2 de junho de 2017, com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais da região.
Depois disso, o próximo passo foi a construção do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Kochkäse que, agora, foi entregue à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. “Vamos torcer para que em breve tenhamos boas notícias e resultados concretos de todo este trabalho”, finalizou o presidente da AMMVI.
Michele Prada, Ascom AMMVI.