Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) se formaram nesta quarta-feira, dia 22, no curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A solenidade ocorreu no Sesi, local onde o curso era desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria. Ao todo, 30 servidores que trabalham com atendimento à comunidade participaram e receberam certificado e um boton.
A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio de uma iniciativa que partiu da Gestão do Trabalho após pesquisa realizada em 2016. “Várias perguntas foram feitas e uma delas era se eles possuíam domínio em libras. Dos 337 trabalhadores, apenas cinco afirmaram que sim. Além disso, individualmente os trabalhadores também já vinham demonstrado interesse nesse curso para a gente”, comenta Silvia Gadotti, psicóloga da Gestão do Trabalho.
O objetivo com a formação dos servidores é facilitar a comunicação entre surdos e profissionais do sistema, promovendo um atendimento de qualidade.
Puderam participar do curso trabalhadores de todos os equipamentos da Semudes e de todos os setores. Nitay Gustavo de Souza, que atua no setor de Programas Federais afirma que é gratificante ter concluído o curso. “Antes da capacitação nunca tive nenhum contato com libras, porém, em um dia, após o início do curso, encontrei um surdo na rua e consegui me comunicar com ele. Foi ótimol!”, afirma.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.