Diagnóstico dos Sistemas Locais de Tratamento de Esgoto Sanitário nos Municípios e Proposta de Regulamentação das Atividades de Terraplanagem foram as duas práticas da AMMVI selecionadas para o Prêmio ODS Brasil 2018. Ao todo, foram 1031 práticas inscritas, das quais 729 atenderam a todos os critérios propostos na primeira etapa.
Na primeira edição do prêmio, as práticas interessadas puderam concorrer em quatro categorias ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas dimensões social, ambiental, econômica e institucional. A distribuição das inscrições por categorias foi: Governos estadual/distrital e municipal (29%); organizações com fins lucrativos (17%); organizações sem fins lucrativos (36%); instituições de ensino, pesquisa e extensão (18%).
Agora, na segunda etapa, o Comitê Técnico composto por servidores da Secretaria Nacional de Articulação Social, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério da Saúde avaliará as práticas validadas para selecionar 40 práticas finalistas, sendo até 10 práticas por categoria.
O Prêmio
O Prêmio ODS Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional. O Prêmio busca iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos que são essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, e multiplicar soluções sustentáveis.
Dentre as finalidades do Prêmio destaca-se a formação de um Banco de Boas Práticas para a disseminação, mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Ascom AMMVI.