A Superintendência do Iphan em Santa Catarina, por meio do Escritório Técnico da Imigração, promoveu visita técnica na Casa Hardt, em Pomerode (SC), com alunos de Arquitetura e Urbanismo, no sábado, dia 01/09. A atividade, que faz parte da disciplina de Projeto de Arquitetura, consiste em fazer o levantamento do estado de conservação da edificação enxaimel tombada, para exercício de projeto de restauração e intervenção sob o imóvel.
Marco Gabriel, professor e chefe do Escritório Técnico da Imigração, comenta que o objetivo do exercício é, além do aprendizado prático sobre restauração, que os alunos desenvolvam projetos de ampliação do imóvel com proposições de troca de função, de maneira a exercitar as relações entre o respeito ao valor patrimonial do bem e as possibilidades de ressignificação e requalificação de uso benéficas à sua preservação. A arquiteta Simone Mattedi, que possui grande experiência em restauração de edificações enxaimel, também acompanhou a visita.
Casa Hardt
A Casa Hardt, tombada em 2007 pelo Iphan, é um exemplar único da arquitetura teuto-brasileira, singularizado pela inclusão da varanda – que envolve três lados da moradia – no projeto original da casa, que se particulariza também pela volumetria e pelas peças delgadas – provenientes de serrarias – que compõe a estrutura de madeira enxaimel – caracterizando a última fase deste sistema construtivo no Vale do Itajaí. A verticalização da estrutura, proporcionando maior pé-direito interno é outra das evidências do período tardio de construção da casa.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.