You are currently viewing Primeiro decêndio de setembro do FPM inicia com queda
Imagem ilustrativa.

Primeiro decêndio de setembro do FPM inicia com queda

Após uma sequência de repasses com resultados positivos em comparação ao ano passado, as prefeituras brasileiras vão se deparar com um valor 8,19% abaixo do transferido no mesmo decêndio de 2017, em termos nominais – sem considerar os efeitos da inflação. Deflacionado, os dados da Secretária do Tesouro Nacional (STN) indicam uma queda de 3,11%.

O primeiro decêndio de setembro foi creditado nas contas das prefeituras na segunda-feira (10), no valor de R$ 1,9 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 2.442.679.471,18.

A boa notícia é que, em relação ao acumulado do ano, o valor total do FPM apresenta crescimento positivo. O total repassado aos municípios brasileiros entre janeiro e o primeiro decêndio deste mês, aumentou 7,93% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2017. Considerando a inflação, o Fundo acumulado de 2018 cresceu em 5,48%.

Como as entidades municipalistas sempre alertam, o FPM tende a ser menor no segundo semestre, o que demanda cautela e planejamento da gestão municipal. 

Acesse os dados completos.

Com informações da Agência CNM.