Auxiliar as controladorias municipais do Médio Vale do Itajaí a realizar auditorias internas. Este foi o objetivo do 1º Workshop Regional de Auditoria Interna, promovido nesta segunda-feira (17), pela AMMVI, em Blumenau. O evento contou a participação de controladores internos de prefeituras e câmaras dos municípios da região.
Durante a manhã, a programação contou a exposição do gerente de Auditoria de Pessoal da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Rodrigo Dutra, que falou sobre as auditorias internas do governo estadual e abordou o Programa Auditoria Cidadã.
Já o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Superintendência da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina, Rodrigo De Bona da Silva, falou sobre as práticas de auditoria governamental para municípios. “A auditoria está na etapa controle no ciclo de gestão. Ela deve seguir critérios técnicos, operacionais ou legais”, explicou o coordenador.
À tarde, os participantes aprenderam métodos e técnicas de auditoria, aspectos teóricos da auditoria interna, preparação para o trabalho em campo, pistas de auditoria e procedimentos de auditoria. A prática foi guiada por João Luiz Gattringer, que atuou como auditor fiscal de controle externo no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).
Conforme a agente de Controle Interno da AMMVI, Sabrina Furlani, acontecerão ainda mais dois eventos práticos relacionados ao tema, para que os controladores estejam preparados a elaborar e executar um plano de auditoria nos municípios. Sabrina explica ainda que, conforme o artigo 70 da Constituição Federal, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Executivo municipal deve ser exercida pelo sistema de Controle Interno da prefeitura.
Controlador interno da prefeitura de Indaial, Vladimir Steiner, explica que, no processo de estruturação das controladorias municipais, “a auditoria vem se tornando uma peça importante e necessária, com vistas a complementar as funções de controle da gestão pública, com foco na orientação e na prevenção de riscos futuros à gestão. Com a promoção do workshop para o aprimoramento dos estudos, a AMMVI promove a capacitação dos envolvidos na estruturação das controladorias, salvaguardando as administrações públicas em todos os seus atos”.
Michele Prada, Ascom AMMVI.