Chegaram ao fim as ações do Campanha do Outubro Rosa da Prefeitura de Gaspar através da Secretaria de Saúde. Durante o mês, as equipes das Estratégias de Saúde da Família promoveram ações para conscientização das mulheres sobre o câncer de mama.
Durante três sábados do mês, as Unidades se revezaram e ficaram abertas durante todo o dia para facilitar o atendimento das mulheres que não podem se deslocar até as Unidades durante a semana, além de Unidades que fizeram horário estendido alguns dias do mês. Foram realizadas coletas de preventivo, avaliação das mamas, testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis e algumas Unidades realizaram ações especiais como corte de cabelo, maquiagem, auriculoterapia, massagem, consultoria jurídica e atividades recreativas para as crianças.
Neste ano, a Secretaria conseguiu dobrar o número de coletas de preventivos realizadas. Até esta quarta-feira, dia 31, foram realizados 572 preventivos somente no mês de outubro, um aumento de 61% em relação ao mesmo mês do ano passado, em que foram realizados 220 coletas. Nessas mulheres, também foram feitas avaliação das mamas e 138 foram encaminhadas ao exame de mamografia.
Somando os testes para HIV, Hepatites B,C e Sífilis, foram realizados 1004 testes neste mês, sendo que no mesmo período de 2017 foram feitos 503. Para o coordenador da Atenção Básica, Arnaldo Munhoz, a ação do Outubro Rosa vem para fortalecer o Cuidado com a Saúde das Mulheres e alertar a população feminina quanto aos cuidados necessários com sua saúde. “As ações vêm também para aproximar e fortalecer o vínculo das equipes de ESF com a comunidade já que outras ações também são executadas. Vale destacar que este ano as Unidades de Saúde ampliaram a oferta desse cuidado abrangendo cada vez mais o número de mulheres” explica.
O Secretário de Saúde Roberto Pereira afirma que essas ações são muito importantes para nossa cidade, visto que a Secretaria de Saúde junto das Estratégias de Saúde da Família buscam trabalhar a prevenção. O Secretário também ressalta o avanço da nossa cidade em as pacientes poderem realizar a mamografia aqui em Gaspar. “O que antes demorava cerca de um ano para ser feito, hoje a espera é cerca de 30 dias e elas podem realizar o exame aqui mesmo, na cidade”.
No mês de setembro de 2018, foram realizadas 75 exames de mamografia e no mês de outubro realizamos 112, 43% a mais que outubro de 2017. A Campanha do Outubro Rosa é um reforço para a prevenção. A conscientização deve existir durante todo o ano.
Superintendência de Comunicação da prefeitura de Gaspar.