Servidores públicos do Médio Vale participaram, no dia 21 de novembro, da terceira etapa do Workshop Regional de Auditoria Interna. Promovido pela AMMVI, a capacitação objetiva formar técnicos municipais a realizarem auditorias internas em órgãos do setor público.
As duas primeiras etapas do workshop aconteceram em Blumenau, nos meses de setembro e novembro. Na ocasião, foram feitas aulas sobre métodos e técnicas de auditoria, aspectos teóricos da auditoria interna, preparação para o trabalho em campo, pistas de auditoria e procedimentos de auditoria. Os participantes também tiveram momentos práticos para, em grupos, formatar todo o processo de auditoria.
Na quarta-feira (21), a atividade de campo do workshop aconteceu em uma escola municipal de Timbó, em que os controladores e auditores verificaram a gestão da merenda na unidade. No exercício prático, observaram questões como logística, satisfação dos alunos, estrutura física, nutrição, higiene e limpeza.
O controlador-geral do município de Blumenau, Rodrigo Jansen, ressaltou a importância do workshop para reforçar e ampliar as ações da Prefeitura de Blumenau no que tange ao controle interno. De acordo com ele, a intenção é realizar auditorias preventivas nos órgãos e entidades do município. “A nossa meta é iniciar esse trabalho em 2019. Vamos focar onde aparentemente tem mais pontos frágeis para exercer controle ou recomendar aprimoramento nos pontos de controle”, afirmou.
Conforme a agente de controle interno da AMMVI, Sabrina Furlani, o resultado dessa auditoria será entregue para conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Timbó. “O conteúdo teórico e as atividades práticas foram fundamentais para que os controladores estejam preparados a elaborar e executar um plano de auditoria nos municípios”, frisou.
Ascom AMMVI com informações da Secom Blumenau.