Os maiores destaques do turismo catarinense foram premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018. Foram 12 homenageados de diversas regiões do estado. A cerimônia de entrega reuniu autoridades e convidados no Beto Carrero World, em Penha, na manhã desta terça-feira, 04.
A finalidade do título é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense.
Em 2018 foi realizada uma alteração do prêmio, regulamentada pelo decreto nº 1.769/2018, que permitiu a descentralização do processo, ao oportunizar a efetiva integração das 12 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina. O processo de seleção dos candidatos ao Título contou com as seguintes etapas: indicação pelas IGRs dos candidatos da respectiva região turística em cada categoria; escolha, pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), de um indicado por categoria, por região turística, dentre os indicados pelas IGRs; e, finalmente, eleição, mediante voto popular, dos vencedores das quatro categorias, dentre os escolhidos pelo CET.
Como foi realizada a votação
O CET escolheu, dentre os indicados pelas IGRs, por maioria dos votos dos membros, um candidato de cada categoria para cada uma das 12 regiões turísticas. A escolha dos candidatos se deu por votação secreta em um formulário online. A lista dos 12 candidatos de cada categoria escolhidos pelos membros do CET ficou disponível no site da Santa Catarina Turismo (SANTUR) para votação popular (http://turismo.sc.gov.br/). O processo ficou aberto do dia 12 de novembro até o dia 03 de dezembro. O candidato mais votado em cada categoria foi agraciado com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. Foram conferidas menções honrosas ao segundo e terceiro candidatos mais votados.
Votação histórica
Criada há 10 anos, esta edição do título bateu recorde: foram 15.488 votos registrados nas quatro categorias. A premiação deste ano sofreu alterações, como a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados. Foram premiados: uma personalidade; um município; um empreendimento e um evento de destaque no turismo catarinense.
Além disso, a forma de votação foi alterada, buscando democratizar e descentralizar o processo de escolha dos homenageados, possibilitando a participação de todas as instâncias do turismo de Santa Catarina.
Acompanhe a lista dos vencedores:
Personalidade de destaque no turismo catarinense:
1º lugar – Eraldo Vieira, da região Caminho dos Canyons
2º – lugar – Gicele Lanser Correa, do Vale Europeu
3º – lugar – Margot Rosenbrock Libório, da Costa Verde e Mar
Município de destaque no turismo catarinense:
1º lugar – Pomerode
2º – lugar – Quilombo
3º – lugar – Balneário Camboriú
Empreendimento de destaque no turismo catarinense:
1º lugar – Ar Livre Ecoturismo, da região Caminhos da Fronteira
2º – lugar – Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, do Vale Europeu
3º – lugar – Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, da região Caminho dos Príncipes
Evento de destaque no turismo catarinense:
1º lugar – Volvo Ocean Race – Itajaí Stopover
2º – lugar – Oktoberfest Blumenau
3º – lugar – Oktoberfest Itapiranga
A vice-prefeita e Secretária de Turismo e Cultura de Pomerode, Gladys Dinah Sievert, recebeu o prêmio acompanhada da presidente da AVIP, Gicele Lanser Correa, que também foi finalista em outra categoria, como personalidade do turismo catarinense. Gladys ressaltou a importância desse título para a cidade. “O turismo em Pomerode vem crescendo muito nos últimos anos, mas é um trabalho que começou há muito tempo, numa época em que o segmento não era visto com a potencialidade atual. Nos últimos anos surgiram associações, entidades, novas rotas e eventos, o que sem dúvida alavancou o trade em nossa cidade. Isso é mérito dos precursores e das pessoas que hoje em dia lutam para manter Pomerode como destino certo para quem visita o Vale Europeu. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, enalteceu Gladys.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.