Na tarde desta terça-feira (15), em Florianópolis, foram eleitos e empossados os prefeitos que vão compor o Conselho Executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para a gestão 2019/2020. O comando da entidade ficou a cargo do prefeito de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli. No Conselho, a AMMVI está representada pelo prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, empossado como primeiro secretário.
O novo Conselho tem ainda na vice-presidência os prefeitos de Balneário Piçarras, Leonel José Martins; de Itapoá, Marlon Roberto Neuber; e de Itapiranga, Jorge Welter. Como segundo secretário foi eleito o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki.
“Temos que fortalecer os mecanismos de interação entre o Governo do Estado e os municípios, passando pelas Associações de Municípios”, disse o novo presidente. Ponticelli destacou ainda que o momento de início de mandatos de governos e Congresso exige uma agenda proativa que envolva os poderes e as entidades para reforçar as demandas municipalistas.
Para o prefeito de Pomerode, o objetivo é continuar o trabalho que os membros do Conselho já vinham executando. Além disso, “nossa grande bandeira é estreitar o diálogo com o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para buscar solução para algumas amarras que dificultam o trabalho dos prefeitos”, disse.
Segundo Kriek, um dos objetivos é unir forças para que os municípios tenham maior autonomia na execução das políticas públicas e os prefeitos possam recuperar a confiança do cidadão no modelo político que se tem no Brasil.
Conselho Fiscal
Durante a assembleia extraordinária da Fecam, foram empossados ainda os membros do Conselho Fiscal, que é integrado por 15 membros entre titulares e suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 associações de municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do Estado.
Michele Prada, Ascom AMMVI.