Na manhã do dia 12 de fevereiro, o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CGMAS) da AMMV|I elegeu a nova diretoria, responsável por conduzir as ações do órgão para 2019. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Pomerode, Renata dos Santos Klee, foi reconduzida à presidência.
Ao lado dela, estarão ainda o vice-presidente, Oscar Guilherme Grotmann Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Social de Blumenau, e o primeiro secretário, Deivis da Silva, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Brusque. Beatriz Padilha, auxiliar administrativa da AMMVI, continua como segunda secretária.
À frente do Colegiado, a presidente coloca como desafio o cumprimento do repasse dos valores pactuados pela União e pelo Estado aos municípios na área da assistência social. Para o vice-presidente do Colegiado, a expectativa do grupo “é que possamos avançar na política social e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, disse.
Conforme Beatriz, dentre as prioridades para este ano no Colegiado, estão ainda as capacitações continuadas dos trabalhadores do Suas, o processo de escolha dos conselheiros tutelares e as Conferências Municipais da Pessoa Idosa, da Assistência Social e da Mulher.
O CGMAS é órgão colegiado de decisões com finalidade de analisar, orientar, fomentar, promover, articular e planejar ações relacionadas às secretarias e/ou departamentos de assistência social dos municípios do Médio Vale, constituindo-se em instância de integração dos gestores municipais de Assistência Social.
Michele Prada, Ascom AMMVI.