“É justo que o Vale receba reforço de efetivo”. Depois destas palavras, os prefeitos saíram otimistas da reunião com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, na tarde de ontem (28), em Florianópolis. A comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) buscou estreitar o relacionamento da Associação com a gestão estadual de segurança pública.
Durante a reunião, o vice-presidente de Articulação Política da Ammvi, Jorge Krüger, prefeito de Timbó, falou sobre a necessidade de aumento no número de efetivos nas Polícias Civil e Militar em todos os municípios do Médio Vale. Além disso, o prefeito abordou sobre a necessidade de adequação da estrutura física e equipamentos da Polícia Militar.
“Pedimos que seja minimizada essa discrepância de policiais per capita nas regiões do Estado e reiteramos o compromisso dos municípios de utilização e necessidade de equipamentos para nossos policiais militares e estrutura física dos nossos quartéis”, falou o prefeito de Timbó.
Questionado sobre a manutenção do programa de instalação de câmeras de vigilância, o coronel Araújo Gomes disse que o Estado está trabalhando pela retaguarda analítica e novidades devem ser divulgadas durante o ano.
Conforme o comandante da Polícia Militar, depois de um trabalho mais forte nas cidades de grande porte, a previsão é que, este ano, a segurança pública seja reforçada nas cidades pequenas e nas áreas rurais. “Queremos captar recursos para investir no interior”, disse. Ele falou ainda na redução dos números de homicídios, roubos e furtos em Santa Catarina no último ano.
A prefeita de Doutor Pedrinho, Simoni Nones, vice-presidente Institucional da Ammvi, falou do combate às drogas. “Temos preocupação com nossos jovens, pois sabemos que estão tendo pontos de venda de drogas no município e precisamos evitar que isso se alastre com mais frequência”, desabafou a prefeita.
O prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann, questionou ainda sobre a constituição de novos quartéis nos municípios. Segundo o comandante, não há expectativa de novas construções e sim finalização do que já está em andamento.
“A reunião nos trouxe esperança que a região vai receber novos policiais civis e militares. Queremos trabalhar na prevenção, pois, embora nossa região ainda seja segura, queremos evitar que este cenário piore, sempre prezando pelo bem-estar da população”, finalizou o prefeito Grundmann.
Michele Prada, Ascom AMMVI.