Estender o Programa Observador Social Mirim de Educação Fiscal e Cidadania a todos os municípios do Médio Vale do Itajaí. Este é o objetivo do termo de cooperação assinado entre a AMMVI e o Observatório Social de Brusque e Região (OSBr). A assinatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), durante a solenidade de comemoração ao oitavo ano de fundação do Observatório.
Com o termo de cooperação, o programa Observador Social Mirim será implantando nas turmas de 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais. O programa conta ainda com a parceria dos Observatórios Sociais dos demais municípios, entidades empresariais e prefeituras. Com isso, além de Brusque, Botuverá e Guabiruba, que já participam do programa, receberão as atividades do Observador Social Mirim os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Conforme o diretor executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, o programa serve de apoio pedagógico e complemento educacional com o objetivo de promover a cidadania, enfatizar a transparência, despertar a responsabilidade social, prevenir e combater a corrupção e reforçar atitudes individuais corretas.
“Queremos disseminar para um maior número de pessoas uma cultura de combate à corrupção”, disse Corrêa. Segundo ele, o programa contém uma cartilha de educação fiscal e cidadania, jogos musicais e brincadeiras para consolidar, de forma divertida, o que foi trabalhado com os alunos.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, salientou que o Observador Social Mirim é muito importante por proporcionar educação fiscal e social e contribuir com a formação da cidadania. “O programa tem trazido um resultado fabuloso para Guabiruba, pois percebemos evolução no comportamento das crianças”, comemorou o prefeito.
Para o diretor de Controle dos Municípios do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Moisés Hoegenn, o programa é fundamental para se implantar a cultura do controle social na nova geração. “As crianças têm a oportunidade de compreender a contribuição da população para as receitas públicas através dos tributos, como isso é aplicado e como retorna ao cidadão. Uma iniciativa dessa ordem é de extrema importância e merece ser replicada para todo o estado”, destacou o diretor.
O controlador interno da prefeitura de Brusque, Daniel Felício, ressalta que o projeto Observador Social Mirim é muito importante para a mudança de cultura e para criar, nas crianças, uma consciência mais cidadã, participativa e observadora dos gastos públicos. “A importância do projeto está para o futuro, principalmente para a cultura da sociedade”, falou Felício.
“Hoje é um dia feliz por dois motivos: aniversário do OSBr e a perspectiva de replicar para tantas mais pessoas esse trabalho bacana na educação fiscal. Saímos da nossa comunidade para ir para as comunidades vizinhas. Estamos multiplicando as boas práticas”, finalizou o presidente do Observatório Social de Brusque, Pedro Afonso Hoffmann.
Michele Prada, Ascom AMMVI.