Meio ambiente, saneamento básico, parcerias internacionais e saúde pública estavam entre as pautas da assembleia de prefeitos realizada na tarde desta terça-feira (30), na AMMVI. O encontro contou ainda com a presença do promotor de justiça regional do Meio Ambiente de Blumenau, Leonardo Todeschini.
Durante a reunião, os prefeitos dialogaram com o promotor a respeito do diagnóstico socioambiental, trabalho este que a AMMVI vem desenvolvendo em conjunto com os municípios. Além disso, Todeschini instigou que os municípios tenham regulamentação das atividades de terraplanagem, pois, segundo ele, este é um dos caminhos para minimizar os impactos ambientais e a prevenção de riscos e desastres.
Conforme a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da Ammvi, Simone Gomes Traleski, a proposta de regulamentação de terraplanagem já foi elaborada pela Associação e alguns municípios estão aplicando o documento.
Na ocasião, os prefeitos abordaram ainda sobre as barragens do Vale do Itajaí, saneamento básico, saúde pública, aperfeiçoamento dos servidores públicos, parcerias com instituições internacionais com expertise na área de resiliência e agendas institucionais.
“As assembleias são momentos importantes para alinharmos as ações da Ammvi com as demandas dos municípios do Médio Vale. Assim, podemos desenvolver projetos que contribuam com a eficiência da gestão municipal e tragam resultados à população”, destacou o presidente da entidade, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.
Michele Prada, Ascom AMMVI.