Foi realizado na tarde de quinta-feira (2) o evento de assinatura de contrato entre o Município de Brusque e os Hospitais Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Azambuja e Dom Joaquim, para a realização dos mutirões de cirurgias em várias especialidades. No encontro, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, também foi lançada a edição 2019 do programa Uma Nova Visão para a Vida.
Participaram da solenidade, o prefeito de Brusque Jonas Paegle, o vice-prefeito Ari Vequi, o secretário de Saúde Humberto Fornari, o administrador do Hospital Azambuja Evandro Roza, o presidente do Hospital e Maternidade Dom Joaquim, padre Valdir Prim e o vereador Gerson Morelli (Kéka).
O recurso destes mutirões são provenientes do governo do Estado e vêm somar aos investimentos já realizados pelo Município. “Essa assinatura beneficia todos os nossos munícipes que estão na fila de espera para cirurgias. Desde o início desta gestão nós promovemos mutirões de cirurgias para tentar suprir a grande necessidade que encontramos. É importante salientar, que toda vez que o governo do Estado nos ajuda com a disponibilidade de mais Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) e verba suplementar, para complementar o financeiro aos cirurgiões e hospitais, é muito importante. O objetivo dos mutirões é sempre diminuir ao máximo a fila de espera”, detalha o secretário de saúde.
De acordo com ele, a maior demanda de Brusque ainda são as cirurgias de alta complexidade, que não são contempladas nos mutirões. Por outro lado, dentro do que é contemplado já houve inúmeros avanços. “No programa Uma Nova Visão para a Vida, por exemplo, estão as cirurgias de Catarata. Especialidade em que a fila está cada dia menor. Hoje, a espera é de no máximo 60 dias, da identificação da patologia até o procedimento cirúrgico”, revela.
Especialidades
As especialidades atendidas no Mutirão de Cirurgias, que terá duração de três meses, são: Vascular, Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Nefrologia e Catarata.
No total, serão realizadas 1.254 cirurgias. O Hospital Azambuja realizará 60 cirurgias /mês nas especialidades Vascular, Ortopedia e Urologia / Nefro e o Dom Joaquim as demais. A verba repassada pelo Governo do Estado é de R$ 400 por cirurgia, mais o valor de AIH.
Para o prefeito Ari Vequi os mutirões de cirurgia podem ser vistos como uma “luz no fim do túnel”, pois as cirurgias eletivas são um dos gargalos, quando o assunto é saúde. “Só temos a agradecer o apoio dos hospitais. Que consigamos avançar ainda mais”, declara.
O prefeito Jonas Paegle destaca o aumento do número de habitantes de Brusque, que consequententemente amplia o número de atendimentos nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde e ressalta que o mutirão não contempla apenas Brusque, mas também Guabiruba e Botuverá, proporcionalmente.
O chefe do Executivo também cita o alto número de usuários dos Planos de Saúde que, principalmente por questões econômicas, migraram para o Sistema Único de Saúde – SUS. “Hoje foi um momento importante com os representantes dos dois hospitais. Em três meses serão mais de mil cirurgias eletivas. É um momento muito especial. Uma satisfação assinar esse convênio”, frisa.
Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.