De 5 a 9 de maio, uma comitiva de Benedito Novo esteve na cidade de Alba Iulia, na Romênia, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre projetos de desenvolvimento urbano sustentável. Turismo, tecnologia, mobilidade, produção industrial e meio ambiente foram alguns dos assuntos abordados nas sessões de trabalho que aconteceram no período da visita. A visita faz parte do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia, no qual a cidade do Médio Vale foi selecionada para colaborar com a cidade romena.
A comitiva brasileira era formada pelo prefeito, vice-prefeito, secretário municipal de Administração e Finanças e pela, à época, diretora de Turismo e Cultura de Benedito Novo, como também pela assessora de Saneamento e Meio Ambiente da AMMVI e pela representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A recepção com a qual a visita começou foi dada pelo gerente da cidade, Nicolaie Moldava, e pelo vice-prefeito, Gabriel Plesa. Ambos aproveitaram a oportunidade para apresentar a cidade, destacando suas virtudes e pontos fortes. “O turismo aumentou muito em Alba Iulia. Desde o ano 2000, houve um crescimento de mais de 10 vezes”, disse o gerente da cidade. “Nossos esforços são para aumentar o número de turistas, melhorar a infraestrutura e promover o turismo. Queremos ser uma cidade aberta ” completou o vice-prefeito.
Em seguida, as delegações foram ver em primeira mão o progresso da mobilidade urbana que foi feito nos últimos meses em Alba Iulia, primeiro usando um ônibus elétrico com o qual eles visitaram a Cetatea. Uma vez lá, experimentaram as novas motos e compartilharam bicicletas elétricas e, além de testá-las, aprenderam com profundidade as características e o modo como a iniciativa está sendo implementada.
A visita continuou no Museu de Cetatea, onde tiveram a oportunidade de conhecer algumas ruínas que remontam à época romana e desfrutar de apresentações de soluções inteligentes, apresentadas pela empresa “Life is hard. Work soft” que há algum tempo trabalha lado a lado com o governo da cidade desenvolvendo aplicativos que buscam colocar novas tecnologias a serviço das necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, segurança e estacionamento.
A delegação brasileira foi capaz de observar como a cidade romena tem encontrado mais de 106 soluções para os problemas cotidianos através de patrocínios de empresas que estão obtendo grande visibilidade com pouca necessidade de investimento para início do projeto.
O segunda dia da programação começou com uma visita à Salina Turda, conhecida como o coração da Transilvânia, e a geleira Ghetarul do Scarisoara. “Estamos muito satisfeitos e surpresos. As duas visitas técnicas hoje superaram todas as nossas expectativas. Na minha opinião, estes dois produtos estão prontos para atrair turistas de todo o mundo, os quais devem ser incluídos no plano de ação de cooperação entre Benedito Novo e Alba Iulia. Melhor ainda no caso de Salinas, que além do turismo, inclui os setores de saúde e educação”, frisou Cintia Panini, diretora de Cultura e Turismo de Benedito Novo.
As visitas seguintes tiveram como objetivo destacar o setor produtivo. A delegação de Benedito Novo visitou plantas de gerenciamento de resíduos sólidos, fábricas de porcelana e a indústria de montagem de autopeças da Star Assembly, que permitiu conhecer mais sobre o desenvolvimento industrial da região e abriu as portas para uma cooperação potencial com a cidade brasileira nessa área.
As jornadas de trabalho terminaram com uma mesa de trabalho para avançar o plano de cooperação entre as duas cidades. Para isso, decidiu-se focar no desenvolvimento de um projeto piloto no campo do turismo, na criação de um circuito turístico, na promoção de cidades inteligentes e no desenvolvimento de capacidades produtivas.
A colaboração entre as duas cidades começou em novembro de 2018 com a visita da delegação romena à cidade brasileira. A parceria entre as duas cidades continua e projetos em comum serão executados.
“Temos muito o que aprender e compartilhar. A troca de experiências e conhecimentos com Alba Iulia tem sido muito importante para planejarmos projetos para o futuro e voltados à formação de cidades inteligentes”, frisou a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da AMMVI, Simone Gomes Traleski.
Sobre o IUC
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) visa apoiar as cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no contexto da Nova Agenda Urbana e da luta contra as mudanças mlimáticas. A iniciativa comunitária gira em torno de três eixos principais: cooperação entre cidades, que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas sobre questões específicas de desenvolvimento urbano; o estabelecimento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico regional por meio da inovação, competitividade e especialização inteligente.
Sobre o IUC-LAC (América Latina e Caribe)
Este é o capítulo para a América Latina e Caribe do programa IUC Global. Com um orçamento de mais de 5 milhões de euros e três anos de duração, serão escolhidas 20 cidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru; e 20 regiões desses países para colaborações com suas contrapartes europeias. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.
Com informações do IUC.
LEIA TAMBÉM…
Benedito Novo apresenta experiências exitosa na Marcha a Brasília
Projeto de Benedito Novo é selecionado em programa europeu do cooperação urbana internacional